buscapé

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Técnicas de Arquivamento

Assim como os conceitos sociais, econômicos e culturais foram evoluindo com o tempo, as técnicas de arquivamento também foram mudando e crescendo. Os documentos sempre representaram um importante papel na empresa e por isso devem ser tratados com funcionalidade e qualidade. Antes de destruir qualquer documento é preciso avaliar a sua importância e valor, e os demais deverão ser armazenados com segurança, precisão e simplicidade.

Arquivo: São todos os documentos recebidos e/ou produzidos por uma empresa e deve ser preservado, com organização para possíveis consultas. Os documentos são de extrema importância, e por isso deve-se tomar cuidado contra incêndios, roubos, extravios e deterioração. Sua organização deverá ser fácil acesso e compreensão de modo que possa ser encontrado por quaser pessoa.

Os arquivos são classificados em:

Ativo: Documentos que se encontram em fase de conclusão e, por esse motivo, estão em constante uso;

Inativo: Documentos que são utilizados e consultados, porém com menor frequência;

Morto: Documentos que possivelmente poderão ser utilizados no futuro. Não devemos considerar este arquivo como sendo "depósito de lixo", este tipo de arquivo requer as mesmas técnicas e cuidados que o arquivo ativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário