buscapé

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O Balanced Scorecard como instrumento para uma contabilidade estratégica

Nas últimas décadas, se tem questionado a adequação dos sistemas de informação contábil no novo ambiente produtivo. As novas necessidades informativas obrigam a dispor de sistemas contábeis dinâmicos e flexíveis, em constante evolução para manter níveis de adequação das mudanças. Neste contexto, aparece a contabilidade estratégica como um novo ramo da contabilidade, responsável por fornecer informação de apoio para a gestão estratégica, que supõe um avanço em relação aos sistemas de contabilidade de gestão que têm sido utilizados tradicionalmente pelas empresas.

A contabilidade estratégica é a necessária evolução da contabilidade de gestão, como resultado do processo de adaptação ao novo entorno empresarial, onde a globalização dos mercados, o aumento da competência, a importância crescente da figura do cliente, o novo enfoque baixo da perspectiva da cadeia de valor, o desenvolvimento tecnológico, a importância da qualidade, exigem níveis de informação adequados às novas decisões a tomar.

A contabilidade estratégica, com um enfoque globalizador, integral a longo prazo, tem como objetivo satisfazer esta exigência de mais e melhor informação para os gestores empresariais. Compreende a obtenção e análises de informação financeira de gestão para o segmento e revisão da estratégia, sobre o próprio negócio, sobre os mercados de produtos da empresa e sobre os competidores atuais e potenciais.

A gestão estratégica de custos é de importância fundamental, como destacam Shank (1989) e Shank & Govindarajan (1993), apud Souto & Rodrigues (2003), tendo uma visão mais ampla que a tradicional, ao esquematizar a gestão da empresa como um ciclo ou processo contínuo de quatro fases: formulação de estratégias, comunicação da mesma através da organização, colocar em prática a implantação da estratégia e desenvolvimento e implantação de controles para obter o êxito na consecução dos objetivos estratégicos.

A contabilidade estratégica fornece as ferramentas necessárias para a delimitação do modelo estratégico empresarial, no qual se fazem explícitas as variáveis relevantes sobre as que se quer decidir. Porém, obter informação sobre todos e cada um dos componentes do modelo estratégico não é suficiente; também é importante a coordenação desta informação com uma visão global, que determine os valores das interações e relacione entre estes componentes. Sem essa orientação integradora, a contabilidade estratégica dificilmente será efetiva.

Um comentário: