A perspectiva dos clientes
permite ao executivos identificar os tipos de clientes existentes bem como o
mercado nas quais as unidades de negócios possam competir bem como definir as
medidas de desempenho das unidades nos seu segmentos.
Kaplan
e Norton (1997) propõem que a perspectiva do cliente seja montada visando aos
seguintes pontos-chave: participação de mercado, retenção, captação, satisfação
e lucratividade dos clientes. Este conjunto de critérios é chamado pelos
autores de Medidas Essenciais dos clientes. Tais critérios serão exemplificados
a seguir:
•
Participação
de mercado: representação da proporção de vendas da unidade de negócio no
mercado em que atua determinada em termos de números de clientes, capital
investido, unidades vendidas ou instaladas;
•
Capitação
de clientes: medição em termos absolutos ou relativos, do percentual de
clientes novos ou de novos negócios ganhos pela organização;
•
Satisfação
dos clientes: registro do nível de satisfação dos clientes em relação a
critérios pré-estabelecidos de desempenho ou de valor agregado;
•
Lucratividade dos clientes: medição da lucratividade da empresa no negócio com
um cliente, ou com um segmento de mercado, depois de levantar as despesas
específicas requeridas para atender esse cliente ou esse mercado.
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