Na
perspectiva financeira, as medidas financeiras indicam se a empresa está
obtendo êxito com as estratégias estabelecidas, aplicadas e executadas. Em
geral, esse êxito é medido pela sua lucratividade, pelo seu crescimento e pelo
incremento do valor para o acionista. Se os indicadores financeiros não mostram
o esperado, pode haver problemas na execução, na implementação ou até mesmo na
definição das estratégias.
Kaplan & Norton (1997) identificaram três diferentes estágios
do negócio, para os quais devem ser definidos conjuntos diferentes de medidas,
pois os objetivos são também diferentes: rápido crescimento (rapid growth);
sustentação (sustain); e colheita (harvest) compõe os estágios do negócio.
No estágio de rápido crescimento (rapid
growth), os objetivos enfatizarão o crescimento das vendas, os novos mercados e
novos consumidores, os novos produtos e novos canais de marketing, vendas e
distribuição, mantendo um nível adequado de gastos com desenvolvimento de
produtos e processos.
Na
fase de crescimento, as empresas necessitam de grandes investimentos para
manter as relações globais, bem como para alimentar e desenvolver o
relacionamento com os clientes. Nessa fase é comum as empresas operarem com
fluxos de caixa negativos e baixas taxas de retorno sobre o capital investido,
sendo que seus objetivos financeiros globais serão os percentuais de aumento da
receita e do crescimento das vendas para determinados segmentos de mercado
grupo de clientes e regiões. (HERNANDEZ; OLIVEIRA; SILVA, 2007).
Na
fase de sustentação (sustain), Kaplan e Norton (1997), diz que devem-se
evidenciar os objetivos tradicionais das medidas financeiras, como retorno sobre o capital investido, lucro operacional e
margem bruta, os investimentos em projetos devem considerar, nesse estágio,
análises padrões, fluxo de caixa descontado e orçamento de capital,
buscando maior retorno para os recursos
utilizados no investimento.
Nessa fase
de sustentação, grande parte das unidades de negócios e determina objetivos
financeiros ligados à lucratividade, que podem ter como base as medidas
relacionadas às receitas contábeis, receitas operacionais e margem bruta. (HERNANDEZ;
OLIVEIRA; SILVA, 2007).
Na
fase de colheita (harvest) segundo Kaplan e Norton (1997) esta fase evidencia
ao fluxo de caixa devendo o investimento, propiciar retorno de caixa certo e imediato.
Nesse estágio os gastos com pesquisa e desenvolvimento diminuem, pois o ciclo
de vida do negócio encontra-se em estágio final.
Nesse
estagio, algumas unidades de negócios terão alcançado a fase de maturidade em
seu ciclo de vida, desejando recuperar ou colher os investimentos realizados
nas fases anteriores.
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